Toda empresa fornece crédito aos seus clientes. Sempre que um cliente pede para pagar parcelado, ou em um prazo estendido, o que ele quer é crédito. Na verdade, sem isso, muitas vendas não ocorreriam.
Poucas empresas, porém, possuem uma POLÍTICA DE CRÉDITO. Regras bem definidas que estabelecem quando o parcelamento ou a venda a prazo será possível. E por que ter essa política?
Benefícios
– Evita conflitos entre departamento de vendas e departamento financeiro;
– Melhora a imagem da empresa entre possíveis financiadores e até mesmo entre clientes;
– Traz vantagem competitiva, melhorando o fluxo de caixa da empresa;
Como sua empresa pode criar uma Política de Crédito?
– sempre obter o maior número de informações possíveis dos clientes, como seu nome na praça, histórico de compra, porte financeiro, endereço, etc., sempre respeitando as leis de proteção de dados;
– criar um score, dando nota as características do cliente de acordo a capacidade de crédito da empresa, com a importância do produto para o consumidor, sua frequência de compras, etc.
– fixar limites de crédito e de tempo de atraso no pagamento, de acordo com cada perfil;
– sempre avaliar e revisar crédito concedido;
– efetuar as inscrições em cadastros de devedores, protestos e ações de execução sempre que o atraso no pagamento ultrapassar o estipulado na política de crédito, de preferência com o auxílio de um escritório de advocacia especializado na cobrança judicial e extrajudicial.
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